Serviços de Tecnologia da Informação

 

A sustentação adequada dos processos de negócios automatizados, através de Serviços de TI, é fundamental para o desempenho esperado do modelo de negócios, procurando prover eficácia e eficiência para a efetividade e a economicidade em relação à estratégia de negócio da organização.

 

A Modelagem de Serviços de TI permite, entender de forma holística, todo o conjunto de atributos e relacionamentos entre os Ativos de TI, de tal forma prover os mecanismos, identificando os Procedimentos Técnicos de Suporte e os Processos de Gerenciamento de Serviços de TI necessários à sustentação dos processos de negócios automatizados.

 

Portanto, com a Modelagem de Serviços de TI, abstrai-se o melhor modelo para a Adoção de Gerenciamento de Serviços de TI, que permita à área de TI gerar valor para a organização, maximizando o Retorno de Investimento (CAPEX) para o negócio a um custo justificado das despesas (OPEX) efetuadas em Tecnologia da Informação.

 

A Lineare tem desenvolvido projetos customizados em Modelagem de Serviços de TI “turn-key”, desde do Monitoramento dos Eventos em tempo real dos Serviços de TI, os processos do Gerenciamento desses Serviços de TI, com o registro e acompanhamento automatizados através de ferramentas especializadas de software.

 

Com a Modelagem de Serviços de TI, a área de TI passa a ser referenciada como uma unidade financeira completa, que em conjunto com as outras áreas da empresa, como financeiro, engenharia de produto, etc., contribuem para o sucesso da empresa, onde os resultados são medidos estritamente em termos de como a TI sustenta (entrega e suporta a Utilidade e Garantia do Serviço de TI) para os negócios da empresa.

 

A Modelagem de Serviços de TI torna-se completa através das três etapas abaixo:

  • Desenho de Processos de Gerenciamento de Serviços de TI – ITIL.
  • Instalação, configuração e treinamento de Ferramenta de Software de Monitoramento de Eventos – Zabbix.
  • Instalação, configuração e treinamento de Ferramenta de Software de Gerenciamento de Serviços de TI – OTRS.